Estudo_site_efeito urbano_v3-12.jpg

QUEM SOMOS

Estudo_site_efeito urbano_v3-04.jpg

Em 2011, surge no Morro da Providência a Cia Grupo Efeito Urbano, a primeira companhia de dança formada por iniciativa de jovens negros moradores da comunidade com idade entre 17 e 25 anos. Logo a Cia. Grupo Efeito Urbano tornou-se uma referência, crianças e adolescente passaram a assistir os ensaios e interagir com a cia. com o aumento crescente desse público nos ensaios surgiram as primeiras aulas, que mais tarde daria origem ao primeiro projeto social o  hip hop feito o efeito (2014).  

Um ano mais tarde as mulheres do morro da providência e região do entorno começaram a frequentar as aulas de dança, o que daria origem ao projeto Mulheres Urbanas (2015).  Ao observar as necessidades que iam surgindo com a realização dos projetos a produtora cultural Ellen Costa e a coreógrafa Juliana Mello decidiram fundar o Instituto Efeito Urbano.


O Instituto tem como objetivo fomentar a criação de novas narrativas que fortaleçam o pertencimento territorial e o direito à cidade, contribuindo no combate ao racismo e LGBTfobia, promovendo a inclusão sociocultural  e a democratização do acesso à formação artística. 


Desenvolvido pelo Instituto Efeito Urbano, o conceito “Cultura Urbana Negra Periférica” trata da utilização de signos e referenciais da cultura afro diaspórica - tradicionais e contemporâneas - como metodologia para o desenvolvimento coletivo, desbloqueio cognitivo e empoderamento.
 

Estudo_site_efeito urbano_v3-13.png
Estudo_site_efeito urbano_v3-13.png

MISSÃO

Promover transformações coletivas e individuais de jovens através da inclusão e formação artística, estimulando, incentivando e valorizando a cultura urbana negra periférica.

VISÃO

Tornar-se o primeiro Centro de Formação em Danças Urbanas na região portuária do Rio de Janeiro. Criando um espaço de troca, reflexão, criação e experimentação artística. 

VALORES

Igualdade racial e de gênero; Diversidade sexual;
Democracia;
Ética;
Transparência; 
Responsabilidade

 
palavras escritas em estilo grafite em amarelo formando uma textura

2011

2012

2014

No dia 19 de agosto, a Cia. Grupo Efeito Urbano realizada sua primeira apresentação pública

A coreógrafa fundadora, Juliana Mello, realizou apresentações internacionais passando por Nova Iorque, Washington DC e Montevidéu, levando a cultura periférica carioca e trazendo novos conhecimentos para a região da Providência

A Cia. Grupo Efeito Urbano é convidada a fazer residência artística no Galpão Gamboa, ocasião na qual foi criado o projeto hip hop feito o efeito.

highlight
Estudo_site_efeito urbano_v3-04.jpg

EQUIPE

Estudo_site_efeito urbano_v3-15.png

ELLEN COSTA
Gestora e Produtora Cultural. Diretora Executiva e Fundadora  do Instituto Efeito Urbano. Bacharel em Turismo pela FACHA. Possui MBA em Gestão Cultural - ABGC/Cândido Mendes. Pesquisadora em Dança. Estudiosa das Políticas Culturais. É idealizadora e professora no projeto Efeito Formativo. Militante pelo desenvolvimento dos territórios de favela através da cultura. É Conselheira Municipal de Políticas Culturais pelo segmento Cultura Urbana (2018/2022).

Estudo_site_efeito urbano_v3-16.png

JULIANA MELLO
Dançarina, Coreógrafa e Professora de Dança. Cofundadora do Instituto Efeito Urbano. Diretora Artística e Criadora da primeira companhia de dança do Morro da Providência. Tem sua formação artística em projetos sociais. Participou como atriz e dançarina da pesquisa “O Teatro Japonês em busca da Flôr” de Maurice Durozier do Théâtre du Soleil; Espetáculo Estação Terminal da Companhia Ensaio Aberto; Foi uma das artistas convidadas da residência “EntocarDanças”, atuou também como uma das provocadoras e produtora do projeto “EntocarDanças Territórios em Gira – Morro da Providência” produções Goethe Institut; Com a cia. Galpão Aplauso passagens por Washington, D.C e Montevidéu. Atuou como Diretora e Intérprete no Espetáculo F.U.N.K – Força Urbana Nacional Karioca da Cia. Grupo Efeito Urbano.

Estudo_site_efeito urbano_v3-14.jpg

PREMIAÇÕES

2015

2017

O projeto Hip Hop Feito o Efeito recebeu o certificado de Ações Locais – Rio 450 anos.

O grupo recebe os prêmios Fazedores do Bem – Cieds e Awesome Fundation.

2018

Edital para participar do programa de aceleração de iniciativas sociais, CONECTA uma parceria do VLT Carioca e Instituto Ekloos.

2021

Medalha Chico Mendes de Resistência Emergencial em Tempos de Pandemia e Genocído

2019

Diploma Heloneida Studart de Cultura – Instrumento de reconhecimento e estímulo às práticas culturais promovido pela Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ).

2021

Moção de Louvor da Câmara Municipal do Rio de Janeiro