top of page
Estudo_site_efeito urbano_v3-12.jpg

QUEM SOMOS

Estudo_site_efeito urbano_v3-04.jpg

Em 2011, surge no Morro da Providência a Cia Grupo Efeito Urbano, a primeira companhia de dança formada por iniciativa de jovens negros moradores da comunidade com idade entre 17 e 25 anos. Logo a Cia. Grupo Efeito Urbano tornou-se uma referência, crianças e adolescente passaram a assistir os ensaios e interagir com a cia. com o aumento crescente desse público nos ensaios surgiram as primeiras aulas, que mais tarde daria origem ao primeiro projeto social o  hip hop feito o efeito (2014).  

Um ano mais tarde as mulheres do morro da providência e região do entorno começaram a frequentar as aulas de dança, o que daria origem ao projeto Mulheres Urbanas (2015).  Ao observar as necessidades que iam surgindo com a realização dos projetos a produtora cultural Ellen Costa e a coreógrafa Juliana Mello decidiram fundar o Instituto Efeito Urbano.


O Instituto tem como objetivo fomentar a criação de novas narrativas que fortaleçam o pertencimento territorial e o direito à cidade, contribuindo no combate ao racismo e LGBTfobia, promovendo a inclusão sociocultural  e a democratização do acesso à formação artística. 


Desenvolvido pelo Instituto Efeito Urbano, o conceito “Cultura Urbana Negra Periférica” trata da utilização de signos e referenciais da cultura afro diaspórica - tradicionais e contemporâneas - como metodologia para o desenvolvimento coletivo, desbloqueio cognitivo e empoderamento.
 

Estudo_site_efeito urbano_v3-13.png
Estudo_site_efeito urbano_v3-13.png

MISSÃO

Promover transformações coletivas e individuais de jovens através da inclusão e formação artística, estimulando, incentivando e valorizando a cultura urbana negra periférica.

VISÃO

Tornar-se o primeiro Centro de Formação em Danças Urbanas na região portuária do Rio de Janeiro. Criando um espaço de troca, reflexão, criação e experimentação artística. 

VALORES

Igualdade racial e de gênero; Diversidade sexual;
Democracia;
Ética;
Transparência; 
Responsabilidade

Quem Somos
palavras escritas em estilo grafite em amarelo formando uma textura

2011

2012

2014

No dia 19 de agosto, a Cia. Grupo Efeito Urbano realizada sua primeira apresentação pública

A coreógrafa fundadora, Juliana Mello, realizou apresentações internacionais passando por Nova Iorque, Washington DC e Montevidéu, levando a cultura periférica carioca e trazendo novos conhecimentos para a região da Providência

A Cia. Grupo Efeito Urbano é convidada a fazer residência artística no Galpão Gamboa, ocasião na qual foi criado o projeto hip hop feito o efeito.

highlight
Estudo_site_efeito urbano_v3-04.jpg

EQUIPE

Estudo_site_efeito urbano_v3-15.png

ELLEN COSTA
Gestora e Produtora Cultural. Diretora Executiva e Fundadora  do Instituto Efeito Urbano. Bacharel em Turismo pela FACHA. Possui MBA em Gestão Cultural - ABGC/Cândido Mendes. Pesquisadora em Dança. Estudiosa das Políticas Culturais. É idealizadora e professora no projeto Efeito Formativo. Militante pelo desenvolvimento dos territórios de favela através da cultura. É Conselheira Municipal de Políticas Culturais pelo segmento Cultura Urbana (2018/2022).

Estudo_site_efeito urbano_v3-16.png

JULIANA MELLO
Dançarina, Coreógrafa e Professora de Dança. Cofundadora do Instituto Efeito Urbano. Diretora Artística e Criadora da primeira companhia de dança do Morro da Providência. Tem sua formação artística em projetos sociais. Participou como atriz e dançarina da pesquisa “O Teatro Japonês em busca da Flôr” de Maurice Durozier do Théâtre du Soleil; Espetáculo Estação Terminal da Companhia Ensaio Aberto; Foi uma das artistas convidadas da residência “EntocarDanças”, atuou também como uma das provocadoras e produtora do projeto “EntocarDanças Territórios em Gira – Morro da Providência” produções Goethe Institut; Com a cia. Galpão Aplauso passagens por Washington, D.C e Montevidéu. Atuou como Diretora e Intérprete no Espetáculo F.U.N.K – Força Urbana Nacional Karioca da Cia. Grupo Efeito Urbano.

Estudo_site_efeito urbano_v3-14.jpg

PREMIAÇÕES

2015

2017

O projeto Hip Hop Feito o Efeito recebeu o certificado de Ações Locais – Rio 450 anos.

O grupo recebe os prêmios Fazedores do Bem – Cieds e Awesome Fundation.

2018

Edital para participar do programa de aceleração de iniciativas sociais, CONECTA uma parceria do VLT Carioca e Instituto Ekloos.

2021

Medalha Chico Mendes de Resistência Emergencial em Tempos de Pandemia e Genocído

2019

Diploma Heloneida Studart de Cultura – Instrumento de reconhecimento e estímulo às práticas culturais promovido pela Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ).

2021

Moção de Louvor da Câmara Municipal do Rio de Janeiro

bottom of page