top of page
Estudo_site_efeito%20urbano_v3-18_edited

ATIVIDADES

Estudo_site_efeito urbano_v3-04.jpg
Estudo_site_efeito urbano_v3-13.png
Estudo_site_efeito urbano_v3-13.png

EFEITO FORMATIVO

Visa auxiliar jovens moradores de periferias do Rio de Janeiro a tirarem suas ideias socioculturais do papel. Através de oficinas de elaboração de projetos, os jovens irão saber mais sobre o ambiente cultural carioca e como escrever projetos para aplicação em editais.
 

O Projeto Efeito Formativo teve sua primeira turma em setembro de 2021, a formação aconteceu de maneira remota via zoom.
 

Com + de 60 inscrições e participação de alunos de 7 Estados ( Bahia, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, São Paulo, Sergipe, Espírito Santo e Rio de Janeiro atendendo os seguintes municípios além da região metropolitana ( Campos dos Goytacazes, Nova Iguaçu, Macaé, Duque de Caxias, Itaboraí, Tanguá, Itaguaí, Niterói e  Belford Roxo).

Este projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc SECEC

Produção Cultural
palavras escritas em estilo grafite em amarelo formando uma textura

EFEITO KIDS

Têm como objetivo estabelecer o primeiro contato com a arte e a cultura para crianças de 3 a 5 anos. Dentre os benefícios da dança para crianças, estão o desenvolvimento de habilidades psicomotoras e a melhora nos relacionamentos sociais.

highlight
11270683_748040341971417_558891692272518
Formação Artística
Estudo_site_efeito urbano_v3-19.jpg

HIP HOP
FEITO O EFEITO

Projeto de iniciação em danças urbanas para  adolescentes e jovens moradores do Morro da Providência. A dança é uma oportunidade de desenvolver a expressão corporal, o equilíbrio e se relacionar com outros jovens da região.

Projeto contemplado na Lei Aldir Blanc: Fomento todas as Artes - SMC.

palavras escritas em estilo grafite em amarelo formando uma textura

MULHERES URBANAS

Têm como objetivo estimular o protagonismo feminino além da juventude, oferecendo oficinas de cultura urbana para mulheres maduras (45+). Os principais pontos de desenvolvimento, além da questão artística, são: empoderamento, autonomia, autoconhecimento e autoestima. 

highlight
20190308_164706.png
Estudo_site_efeito urbano_v3-20.jpg

CIA. GRUPO EFEITO URBANO

Fundada em 2011, a Cia Efeito Urbano é a primeira companhia de dança do Morro da Providência. 

Foi a partir do questionamento “O que são as danças urbanas quando ela é reproduzida pelo nosso corpo, brasileiro, preto e favelado?” que  despertamos para a busca da nossa identidade e ancestralidade.

Entendemos que a dança que realizamos não se encaixa em qualquer modalidade pré estabelecida e assim descobrimos a nossa “dança urbana negra periférica”

Companhia de dança
palavras escritas em estilo grafite em amarelo formando uma textura

LaB1 - LABORATÓRIO DE
FORMAÇÃO ARTÍSTICA

O Laboratório de Formação Artística - LAB 1, pretende fortalecer e corroborar com a preservação da história da cultura afro-brasileira. Formando e potencializando a capacidade intelectual e artística de jovens negros moradores dos territórios periféricos e favelas.

Inspirado no TEN – Teatro Experimental do Negro, criado por Abdias do Nascimento na década de 40, o Laboratório de formação artística - LAB 1, tem como objetivo formação artística em dança, a formação cidadã, a valorização da cultura negra e a inserção profissional no mercado de trabalho da dança e da indústria criativa.

O projeto tem como público alvo jovens negros entre 15 a 21 anos moradores de territórios periféricos e favela da cidade do Rio de Janeiro.

highlight
LaB1.png
bottom of page