top of page
Estudo-Site-2024_quem-somos_capa.png

QUEM SOMOS

Estudo-Site-2024_fundo-informações.jpg

O Instituto Efeito Urbano é uma organização social sem fins lucrativos, que surgiu da primeira companhia de dança do Morro da Providência, a Cia. Efeito Urbano, fundada em 2011.

O Instituto tem como objetivo fomentar a criação de novas narrativas a partir da valorização das capacidades individuais de cada indivíduo, fortalecendo o pertencimento territorial e o direito à cidade. Utilizando a dança como tecnologia de transformação social capaz de contribuir no combate ao racismo e LGBTQIAPN+fobia. Promovendo uma integração entre arte e educação, em um ambiente de pensamento e formação permanente onde se estimula a reflexão e a relação entre a arte e a educação. 

Para proporcionar que os indivíduos vivenciem experiências individuais de forma coletivizadas, O Instituto Efeito Urbano desenvolveu a metodologia Cultura Urbana Negra Periférica, inspirada no Teatro Experimental do Negro – TEN, utilizando os signos e referenciais da cultura negra afrodiaspórica tradicional e contemporânea, formalizando a oralidade como uma das múltiplas formas de aprender, gerar e partilhar conhecimento. 

UTILIZANDO A DANÇA COMO TECNOLOGIA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Quem Somos
Estudo-Site-2024_quem-somos_missao.png

Promover transformações coletivas e individuais de jovens através da inclusão e formação artística, estimulando, incentivando e valorizando a cultura urbana negra periférica.

MISSÃO

Tornar-se o primeiro Centro de Formação em Danças Urbanas na região portuária do Rio de Janeiro. Criando um espaço de troca, reflexão, criação e experimentação artística. 

VISÃO

Igualdade racial e de gênero; Diversidade sexual;
Democracia;
Ética;
Transparência; 
Responsabilidade

VALORES

Estudo-Site-2024_fundo_quem-somos_história-3.png

HISTÓRICO

2011

2012

2014

No dia 19 de agosto, a Cia. Grupo Efeito Urbano realizada sua primeira apresentação pública 

A coreógrafa fundadora, Juliana Mello, realizou apresentações internacionais passando por Nova Iorque, Washington DC e Montevidéu, levando a cultura periférica carioca e trazendo novos conhecimentos para a região da Providência

A Cia. Grupo Efeito Urbano é convidada a fazer residência artística no Galpão Gamboa, ocasião na qual foi criado o projeto hip hop feito o efeito.

Estudo-Site-2024_quem-somos_princ-trabalhos.png

PRINCIPAIS TRABALHOS

Realidade Urbana

Performance audiovisual

2013

FUNK - Força Urbana Nacional Karioca

Espetáculo

2016

Minha Rua Azul Anil

Performance

2014

Efeito Urbano + Sonia Destri

Residência Festival Dança Gamboa

2015

Terra Brasilis

Performance

2017

Hip Hop Samba

Espetáculo

2019

Giras Periféricas

Espetáculo

2023

EQUIPE

Estudo-Site-2024_ellen.png

ELLEN
COSTA

Gestora, Produtora Cultural e Diretora Executiva.

Fundadora  do Instituto Efeito Urbano.

Bacharel em Turismo pela FACHA. Possui MBA em Gestão Cultural - ABGC/Cândido Mendes. Pesquisadora em Dança. Estudiosa das Políticas Culturais. É idealizadora e professora no projeto Efeito Formativo. Militante pelo desenvolvimento dos territórios de favela através da cultura. É Conselheira Municipal de Políticas Culturais pelo segmento Cultura Urbana (2018/2022).

Dançarina, Coreógrafa e Professora de Dança.

Cofundadora do Instituto Efeito Urbano.

Diretora Artística e Criadora da primeira companhia de dança do Morro da Providência. Tem sua formação artística em projetos sociais. Participou como atriz e dançarina da pesquisa “O Teatro Japonês em busca da Flôr” de Maurice Durozier do Théâtre du Soleil; Espetáculo Estação Terminal da Companhia Ensaio Aberto; Foi uma das artistas convidadas da residência “EntocarDanças”, atuou também como uma das provocadoras e produtora do projeto “EntocarDanças Territórios em Gira – Morro da Providência” produções Goethe Institut; Com a cia. Galpão Aplauso passagens por Washington, D.C e Montevidéu. Atuou como Diretora e Intérprete no Espetáculo F.U.N.K – Força Urbana Nacional Karioca da Cia. Grupo Efeito Urbano.

Estudo-Site-2024_juliana.png

JULIANA MELLO

Estudo-Site-2024_quem-somos_premiações.png

PREMIAÇÕES

Ações Locais
Rio 450 anos

O projeto Hip Hop Feito o Efeito recebeu o certificado de Ações Locais – Rio 450 anos.

2015

Fazedores do Bem

O grupo recebe os prêmios Fazedores do Bem – Cieds e Awesome Fundation.

2017

Edital CONECTA

Edital para participar do programa de aceleração de iniciativas sociais, CONECTA uma parceria do VLT Carioca e Instituto Ekloos.

2018

Diploma Heloneida Studart de Cultura

Diploma Heloneida Studart de Cultura – Instrumento de reconhecimento e estímulo às práticas culturais promovido pela Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ).

2019

Medalha
Chico Mendes

Medalha Chico Mendes de Resistência Emergencial
em Tempos de Pandemia
e Genocído

2021

Moção de Louvor

Moção de Louvor da Câmara Municipal do Rio de Janeiro

2021

bottom of page